perfil-carmen

 

PERFIL CARMEN POUSADA
Produtora Cultural

Trabalhando por vários anos em centros culturais de empresas importantes, sem me aventurar em ser artista, descobri e aperfeiçoei a vocação pelas artes plásticas e os seus inúmeros segmentos, muito embora a minha formação acadêmica estivesse relacionada com as Letras, em decorrência de graduação na Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras “Sedes Sapientiæ” da PUC.

Tudo começou em 1980, quando passei a exercer o cargo de Coordenadora do Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, até 1995. Foram quinze anos de inesquecíveis realizações e satisfações profissionais. Nesse ano aceitei o desafio de criar e dirigir o espaço cultural da Pincéis Tigre S. A. Mais uma vez, com muito trabalho, dedicação e entusiasmo geramos uma nova imagem para a Empresa, no campo artístico e cultural, interrompida com a sua venda em 1998. Felizmente, na mesma oportunidade, fui convidada para exercer as funções de Coordenadora do Centro Cultural da FIESP – SESI. Aproveito para ressaltar que também dirigi esse Centro com a mesma proficiência de sempre e conquistamos excelentes resultados em curto espaço de tempo. No ano seguinte resolvi enfrentar uma nova situação: administrar o recém-criado Espaço Cultural Higienópolis, do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Foi uma oportunidade admirável e muito rica em experiência profissional acumulada. Todavia, cerca de dois anos depois o MAM Ibirapuera desativou esse admirável espaço cultural.

Concomitante com as minhas atribuições no MAM, a partir de 2000 tomei a decisão de sozinha apoiar os artistas plásticos, especialmente àqueles novatos talentosos, com dificuldades para se lançar no concorrido mercado das artes e se tornarem conhecidos e valorizados. Assim teve início a estimulante carreira de produtora e consultora cultural, além de curadora de exposições de artes plásticas, tem me proporcionado muitas realizações e satisfação profissional e também propiciado valiosos conhecimentos de pessoas relacionadas com a cultura e a arte. Nessa época fui consultora da ex-Galeria Millenium, um espaço cultural dos mais destacados.

Precedidas dos respectivos projetos culturais, como produtora cultural, venho organizando inúmeras exposições especialmente nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR), com maior ênfase para a primeira, invariavelmente obtendo muito êxito e destaque por parte da mídia. Como curadora, destaco a participação na Exposição “Objeto Brasil 500 Anos de Design”, em 2000, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, quando também tive a satisfação de criar o segmento Artes e Ofícios. Esse evento foi um tremendo sucesso e teve ampla repercussão até mesmo no nível internacional.

Desde o ano de 2003 tenho promovido para que obras de inúmeros artistas plásticos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil participem em famosos e tradicionais salões Oficiais em importantes cidades do exterior como Paris e Cannes, Madri, Lausanne, Nova York e em países da Europa Leste, Budapeste, Bratislava, e Viena, em parceria com a artista plástica Judith Klein. Aliás, tal participação vem ocorrendo com muito sucesso, resultando em premiações que enriquecem o currículo dos artistas, destaques na mídia local e internacional, além de renovados convites para futuros salões.

Apenas para mencionar, destaco as Exposições: “Brasilian Atmosphere”-Ward Nasse Gallery 2009/2011-NY/EUA, Salon SNBA Societe Nationale Beaux Arts, Salon des Artistes Independants, Salon de Automne, Salon e Grand Prix “International M.C.A. Cannes-Azur” – Paris/França, desde 2003, Ritmos e Colores – Madri/Espanha 2010, Salon ArtLausanne –Lausanne-Suíça, Nàdor Gallery- Budapeste-Hungria, Viena – Austria, Bratislava – Eslovênia entre outras que encontram-se no site em trabalhos e projetos realizados desde 2003 www.cpousada.com.br.

Estou trabalhando para, no futuro, levar nossos artistas plásticos para expor os seus trabalhos em outros centros culturais nos EUA, e em outros países da União Europeia (UE).

 

Powered by Zipart

Menu